última atualização em


Escola Nacional de Botânica Tropical

Programa de Extensão e Pós-graduação Lato sensu

GESTÃO DE DESEMPENHO

 

Professor: David Ricardo Moreira Ramos
Carga Horária: 16 h.
Público Alvo e Pré-requisitos: Profissionais da área de Gestão de Pessoas e Gestores em geral.
Número de Vagas: 15
Datas de realização: 15 e 17 de julho de 2014 de 8:30h. às 17 horas.
Inscrições: a partir de 16 de junho
Investimento: R$ 100,00

Objetivo: A Gestão de Desempenho configura-se como uma área chave para que pessoas e organizações alcancem seus objetivos e metas. No entanto, é um dos temas mais complexos da Gestão de Pessoas que vem passando por transformações nos últimos anos com a incorporação de novos mecanismos nos processos de gestão integrada do desempenho das pessoas nas organizações . O curso visa apresentar e discutir os principais conceitos e aplicações da Gestão de Desempenho nas organizações com foco especial nas organizações públicas e na discussão dos desafios à implantação da Gestão de Desempenho.

Metodologia: Exposição dos conceitos relacionados ao tema, discussão conjunta valorizando a experiência dos participantes e aplicação de atividades que possibilitem práticas sobre o tema.

Programa:

1. O que é desempenho. Importância da Gestão de Desempenho nas organizações;
2. Avaliação de Desempenho: tipos e métodos;
2.1 Avaliação por metas
2.2 Avaliação de comportamentos e atitudes
2.3 Avaliação 360 graus
3. O papel do avaliador e do avaliado;
4. Entrevistas de avaliação: problemas usuais e como contorná-los;
5. Modelos de Gestão de Desempenho;
6. Sistema Integrado e Perspectiva Estratégica da Gestão de Desempenho: competências e balanced scorecard.

Currículo Resumido do Professor:

David Ricardo Moreira Ramos é bacharel em Administração pela UFRJ, pós-graduado em Administração pela COPPEAD/UFRJ e Mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas. Analista em Ciência & Tecnologia no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro onde exerceu o cargo de Coordenador de Gestão de Pessoas. Experiência profissional de mais de 20 anos em empresas públicas e privadas na área de Gestão de Pessoas em organizações como Mesbla, Johnson e Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Professor e coordenador de cursos em instituições de ensino como a Universidade Gama Filho, Unigranrio, Fundação Getulio Vargas e Universidade Candido Mendes.