última atualização em


Escola Nacional de Botânica Tropical

Programa de Extensão e Pós-graduação Lato sensu

A paisagem na ponta do lápis – workshop de desenho da paisagem

 

Professor (es): Ana Rosa de Oliveira e Camilla Santino
Período do curso: aulas nos dias 10, 17, 24, 31 de maio e 7 de junho (8:30 às 14 horas)
Carga Horária: 25 horas
Investimento: R$ 140,00 profissionais, R$ 70,00 estudantes de graduação regularmente matriculados.
Público Alvo e Pré-requisitos: Alunos e profissionais, acima de 18 anos, que tenham interesse em pesquisa da paisagem ou atuem em áreas práticas relacionadas ao campo do paisagismo. Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre desenho, ou técnicas de expressão gráfica.
Número de Vagas: até 20 alunos
Área de Concentração: Paisagismo; Projeto; Expressão gráfica;
Ementa: O papel imprescindível do desenho a mão livre nos processos de reconhecimento, analise e projeto da paisagem. Desenvolver a percepção e a habilidade de representação da paisagem através do desenho a mão livre. Aprimorar a capacidade de abstração e de síntese. Identificar e aperfeiçoar as características expressivas individuais. Estimular a criatividade.

Ficha de inscrição

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e efetuar depósito referente à inscrição em nome da Fundação Flora de Apoio à Botânica no Banco HSBC (399), agência 1323 (Santos Dumont), conta corrente nº 00537-36. Enviar cópia do pagamento e a ficha de inscrição para o e-mail extensao@jbrj.gov.br , alunos de graduação devem enviar comprovante de matrícula na universidade.

Programa:
1. Paisagismo e representação;
2. A linguagem visual através dos elementos da paisagem;
3. Processos de comparação e aferição visual na construção do desenho;
4. Tipos de representação gráfica e composição – projeto e propósito;
5. A capacidade de abstração e síntese para transmissão de informações;
6. Técnicas e recursos expressivos complementares;
7. Representação e criatividade;

Currículo Resumido do(s) Professor(es):
Ana Rosa de Oliveira
Pós-doutorado em arquitetura paisagística (Universidad Politécnica da Catalunha-UPC-ETSAB (2011), história das ciências (COC-FIOCRUZ) e urbanismo-UFRJ-PROURB.(2007-2008). Doutorado em El Sentido de La Arquitectura Moderna - UPC-Universitat Politecnica de Catalunya/Universidade de Valladolid, Espanha (1998). Especialização em arquitetura paisagística pela Universidade Politécnica de Catalunya - Barcelona (1989) e graduação em Engenharia Florestal pela UFSM-RS (1982).
Atualmente é paisagista responsável pelo Laboratório da Paisagem do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e professora do Mestrado profissionalizante em Arquitetura Paisagística do PROURB - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, sub-área Paisagismo. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: metodologias de análise, projeto e gestão da paisagem, documentação e estudo da produção de Roberto Burle Marx, paisagem e história, desenho de jardins e coleções botânicas.

Camilla Santino
Aluna do Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística pelo Programa de Pós- Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012-). Especialista em Patrimônio Arquitetônico (2002-2003) Graduada em Arquiteura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997-2001).
Atualmente é Professora Substituta pelo Departamento de Análise e Representação da Forma da FAU - UFRJ e Ministra cursos de Pós-graduação em Arquitetura e Design de Interiores pela Companhia dos Cursos.
Desde 1999, atua como professora, com inicio na preparação de candidatos para os Testes de Habilidades Específicas dos Concursos Vestibulares para as áreas de Artes, Arquitetura e Design.
Foi Professora nos Cursos de Arquitetura, Design e Hotelaria, pela Universidade de Sorocaba - UNISO e participou Professora Convidada através do Centro de Ciências Exatas, Artes e Tecnologias da Puc-Campinas.
Desenvolve Projetos Privados, Públicos e Institucionais nas áreas de Arquitetura, Design e Paisagismo. Tem experiência com Projetos Especiais Multidisciplinares, Coordenação de Equipes de Trabalho, Avaliação e Planejamento Físico Estratégico. Sua Empresa é focada na realização de Consulorias Técnicas Especializadas, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional.